Novo Centro Escolar na Escola EB 2 3

HomePortfolioNovo Centro Escolar na Escola EB 2 3

Descrição

Pontével com Novo Centro Escolar na Escola EB 2 3 em 2018
Investimento de mais de um milhão de euros com fundos comunitários

O equipamento com capacidade para acolher 275 crianças, em oito salas de 1.º Ciclo e três salas de jardim-de-infância, o Centro Escolar integrará um novo refeitório, salas polivalentes e espaços desportivos.
O Centro Escolar vai receber crianças da atual escola de 1.º Ciclo e do Jardim de Infância de Pontével, ficando estes equipamentos disponíveis para instituições de apoio social da freguesia, ou seja, a atual escola de 1.° Ciclo será para transformação em Centro de Dia e o atual jardim-de-infância ficará a cargo do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Pontével para desenvolver atividades pedagógicas e de apoios à família como é o caso do ATL.
O novo equipamento escolar não implica o encerramento de qualquer estabelecimento de ensino no concelho, segundo o presidente da autarquia Pedro Ribeiro “mas está preparado para receber todas as crianças que, por imposição da dinâmica demográfica nas suas áreas de residência, possam necessitar deste apoio escolar”.
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou a adjudicação da empreitada para a construção do Centro Escolar de Pontével – JI+EB1. O novo equipamento escolar vai ser construído pela empresa Construaza – Construção e Projetos, Lda, da nossa região, terá um valor de 1 milhão e 63 mil euros, com 85% de apoio a fundo perdido e será o maior investimento que o concelho vai receber no âmbito do Portugal 2020. O município investirá cerca de 160 mil euros de capitais próprios.
A par da construção do Centro Escolar, a Câmara Municipal continuará a investir na manutenção e recuperação do parque escolar em todas as freguesias, através “dos acordos de execução com as freguesias que Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, referiu “ser para continuar, pelos bons resultados obtidos. Nos últimos três anos, as freguesias receberam 430 mil euros para a manutenção das escolas de 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública”.
O Projeto colocou ênfase na sustentabilidade energética dos edifícios e integração com EB 2,3.
Constituído por oito salas de 1.º ciclo e três salas de jardim-de-infância, os alunos vão partilhar um refeitório comum, pensado para dar resposta às necessidades das diferentes idades – terá uma zona de self-service, para as crianças com mais idade poderem iniciar a sua autonomia durante as refeições, mas terá também novos equipamentos, como um banho-maria portátil, para que as refeições servidas nas mesas, aos mais pequenos. As novas salas serão servidas por um mini poli desportivo e por duas salas polivalentes, que permitem diferentes configurações conforme as necessidades das atividades escolares, permitindo novas possibilidades de ensino/aprendizagem.
O projeto foi definido, com grande enfoque nas questões de sustentabilidade energética, que permitirão aos edifícios manterem temperaturas de 22 graus ao longo de todo o ano, quer através da instalação de sistemas de climatização de muito baixo consumo, quer pelo uso de pavimento radiante. Para além do cuidado com o isolamento térmico, serão ainda usadas soluções de construção que vão permitir o aproveitamento solar dos envidraçados no inverno, ou o seu ensombramento, no verão.

Link

0
Favorites

Relacionado