Avança Construção do Centro Escolar de Pontével

HomePortfolioAvança Construção do Centro Escolar de Pontével
Avança

Descrição

Avança Construção do Centro Escolar de Pontével

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, na passada reunião de dia 16 de janeiro, a adjudicação da empreitada para a construção do Centro Escolar de Pontével  – JI+EB1. O novo equipamento escolar vai ser construído pela empresa Construanza – Construção e Projetos, Lda, terá um valor de 1 milhão e 63 mil euros, com 85% de apoio a fundo perdido e será o maior investimento que o concelho vai receber no âmbito do Portugal 2020. O município investirá cerca de 160 mil euros de capitais próprios.

Constituído por oito salas de 1.º ciclo e três salas de jardim-de-infância, os alunos vão partilhar um refeitório comum, pensado para dar resposta às necessidades das diferentes idades – terá uma zona de self-service, para as crianças com mais idade poderem iniciar a sua autonomia durante as refeições, mas terá também novos equipamentos, como um banho-maria portátil, para que as refeições servidas nas mesas, aos mais pequenos. As novas salas serão servidas por um mini polidesportivo e por duas salas polivalentes, que permitem diferentes configurações conforme as necessidades das atividades escolares, permitindo novas possibilidades de ensino/aprendizagem.

O presidente da Câmara, que apresentou a proposta ao executivo, lembrou que “o Centro Escolar é há muito uma ambição do município e da freguesia” e vai permitir, por um lado, “assegurar uma resposta de grande qualidade, na área da educação a toda a área sul do concelho”, e por outro, disponibilizar “instalações a outras instituições da freguesia de Pontével, que também aguardam soluções há alguns anos”.

O autarca espera que “dentro de um ano a obra esteja completa”, libertando as instalações da EB1 e do atual Jardim de Infância de Pontével que serão ocupados “a EB1 pelo Centro de Dia de Pontével e o Jardim de Infância, pelo Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Pontével”.

A par da construção do Centro Escolar, a Câmara Municipal continuará a investir na manutenção e recuperação do parque escolar em todas as freguesias, através “dos acordos de execução com as freguesias que Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, referiu “ser para continuar, pelos bons resultados obtidos. Nos últimos três anos, as freguesias receberam 430 mil euros para a manutenção das escolas de 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública”.

0
Favorites

Relacionado